Notícias Serviços
   
 
Principal


O Hospital
Mudar tamanho da letra    |   Imprimir Versão para impressão  |  email Recomende!

Residência Médica

Apresentação.
O Estado do Maranhão, situado na região nordeste do Brasil, possui 6.103.327 habitantes e é composto por 217 municípios. O Estado apresenta um elevado índice de pobreza, mortalidade infantil, analfabetismo, concentração de renda, diversidade epidemiológica além de outras desigualdades sociais. É o Estado com um dos menores IDHs do país.

São inúmeros os problemas enfrentados pela população principalmente na área da saúde, onde os indicadores apresentados estão longe de alcançar os índices desejados. A falta de profissionais qualificados para atender às demandas, carência de médicos generalista e de especialistas, no estado do Maranhão, é problema que requer solução a curto prazo.

Engajado e sempre colaborando na superação desses desafios, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão – HUUFMA, empreende esforços na formulação e condução das políticas de saúde, implementando e participando efetivamente das ações de promoção, prevenção e recuperação.

O HUUFMA encontra-se integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), inserido na rede regionalizada e hierarquizada de ações e serviços de saúde, visando garantir a atenção integral à saúde da população por ele atendida. É um complexo hospitalar constituído por três unidades: Presidente Dutra, Materno Infantil e Campus Bacanga, com um total de 573 leitos hospitalares. Não se configura apenas como um órgão da Administração Pública Federal que tem por finalidade englobar assistência, ensino, pesquisa e extensão na área de saúde e afins, como também é um hospital de ensino certificado pelo Ministério da Educação - MEC e Ministério da Saúde - MS de acordo com a Portaria Interministerial MEC/MS n° 1.000 de 15 de abril de 2004.

Dessa forma, o HUUFMA assume a missão de promover a formação de profissionais com autonomia e liberdade para desenvolver suas competências na área de saúde da população, visando uma assistência que atenda integralmente os princípios do SUS, tendo o propósito de contribuir para o aumento do índice de profissionalização, além de ofertar aos usuários do SUS um profissional qualificado para prestar uma assistência humanizada e com qualidade, atendendo desta forma ao modelo assistencial e ao conceito ampliado de saúde. Nesse contexto se insere a Residência Médica do Hospital Universitário da UFMA.

Por excelência, o HUUFMA é um centro de ensino e de pesquisa para a formação de profissionais da área de saúde e outras áreas correlatas. É campo de ensino para alunos de graduação em enfermagem, farmácia-bioquímica, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, biblioteconomia e comunicação social nas habilitações de jornalismo e relações públicas.

A Residência Médica do HUUFMA
A Residência Médica teve início em 1980, com os programas de Residência Médica funcionando nos Hospitais Presidente Dutra e Materno Infantil, então administrados pelo extinto INAMPS. Os programas credenciados na época foram: Clínica Médica, Medicina Geral e Comunitária (descredenciado em 1993), Cirurgia Geral, Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria.

O Hospital Universitário da UFMA foi fundado em 1991, com a doação, pelo Governo Federal, dos hospitais Presidente Dutra e Materno Infantil para a Universidade Federal do Maranhão, passando a constituir um único Hospital - Hospital Universitário da UFMA, com duas unidades: Presidente Dutra e Materno Infantil. O HUUFMA manteve e ampliou os Programas de Residência Médica, tendo em vista o compromisso com a formação de profissionais qualificados para atender a grande demanda de assistência da população do estado.

A Residência Médica, de acordo com a Lei 6.932 de 07/07/1981, constitui modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de Curso de Especialização, caracterizada por treinamento em serviço, em regime de tempo integral e sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. No HUUFMA estão implantados atualmente 18 programas de Residência Médica, além de 01 programa de Residência em Enfermagem e 10 programas de Residência Multiprofissional.

Relevância da residência médica para a instituição e para os seus projetos relacionados ao SUS
A Residência Médica não se limita apenas ao fato de que forma especialidades e profissionais de saúde qualificados nas diversas áreas da saúde. Para o Hospital Universitário, a Residência Médica alavanca a qualidade da assistência, posto que proporciona ao que aprende, mas também ao que ensina, a real possibilidade de se atualizar na prática diária, no exercício da profissão, bem como desenvolve habilidades técnicas e relacionais.

No atual contexto, a importância da residência médica se fortalece na necessidade que tem o sistema de saúde de fixar o médico em sua área de formação, oferecendo boa qualificação em programas que tenham visão global da saúde e forte inserção na rede básica de assistência. Dessa forma, abre-se um leque de maiores possibilidades de inserção do profissional na área de atuação de formação.
 
PROGRAMAS CREDENCIADOS

Acesso direto:

  •     Anestesiologia
  •     Cirurgia Geral
  •     Clínica Médica
  •     Obstetrícia e Ginecologia
  •     Oftalmologia
  •     Ortopedia e Traumatologia
  •     Pediatria
  •     Patologia

Com pré-requisitos:

  •     Cardiologia (2 anos de Clínica Médica)
  •     Cirurgia Cardiovascular (2 anos de Cirurgia Geral)
  •     Endocrinologia (2 anos de Clínica Médica)
  •     Gastroenterologia (2 anos de Clínica Médica)
  •     Medicina Intensiva (2 anos de Clínica Médica ou 2 anos de Cirurgia Geral ou 3 anos de Anestesiologia)
  •     Nefrologia (2 anos de Clínica Médica)
  •     Urologia (2 anos de Cirurgia Geral)
  •     Pediatria com áreas de atuação em: Infectologia Pediátrica, Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatologia.

Modalidades opcionais:

  •     Transplante Renal/Nefrologia (2 anos de Nefrologia)
  •     Transplante Renal/Urologia (3 anos de Urologia)
   
Faça o Download dos Programas de Residência Médica:



Prof. Dr. Gyl Eanes Barros Silva
Coordenador Geral da Comissão de Residência Médica - HUUFMA

 

 

 


Últimas notícias

 HUUFMA está em clima de natal


 Ouvidoria comemora 15 anos de implantação

 Serviço de Nefrologia realiza Festa Natalina para pacientes

 Cantata Natalina é realizada com sucesso

 Unidade de Humanização do HU organiza programação especial para o Natal

[ Mais Notícias ]   [ Topo ]   [ Página Inicial ]

 

Interno
Intranet
Webmail
Cadastro no AGHU
Escalas APH
Cartilha EBSERH
Links úteis
Biblioteca de Domínio Público
Biblioteca Virtual de Saúde
Portal da Gestão Pública
Portal da Transparência Pública
Portal da Pesquisa
Portal Capes
Portal UFMA
Ministério da Saúde
Ministério da Educação
CNPq   |   Lattes  |   INCT
FINEP
UpToDate
FAPEMA
 
 
 

Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão - HUUFMA

Unidade Presidente Dutra
Rua Barão de Itapary, nº 227, Centro - São Luis-MA. CEP: 65020-070
Unidade Materno Infantil
Rua Silva Jardim, nº 215, Centro - São Luis-MA. CEP: 65020-560
Unidade Campus do Bacanga Av. dos Portugueses, s/n, Campus do Bacanga-UFMA. CEP: 65085-580

Fale conosco: (98) 2109-1000
E-mail: huufma@huufma.br

Política de privacidade